Clipping – ALBA homenageia Lisbete Maria Teixeira, do TJBA

Noticias
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, na tarde desta segunda-feira (9), a Comenda 2 de Julho à desembargadora do Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A sessão especial para entrega da homenagem, proposta pela deputada Ivana Bastos (PSD), atraiu amigos, familiares e colegas de trabalho da magistrada ao Plenário Orlando Spínola.
Natural da cidade de Senhor do Bonfim, a homenageada, antes de tomar posse como desembargadora em 2013, foi juíza nas comarcas de Santa Terezinha, Castro Alves, Feira de Santana e de Salvador.
Ao iniciar a sessão especial, o presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), que dirigiu os trabalhos, convidou o deputado Rosemberg Pinto (PT) e a deputada Olívia Santana (PC do B) para acompanharem a magistrada até a mesa de convidados. A honraria foi entregue a Lisbete pelas mãos do seu esposo José Antônio Cezar Santos, do seu filho Ricardo Teixeira Cezar, e da autora da homenagem, a deputada Ivana Bastos.
Em seu discurso, a parlamentar destacou a alegria de conceder a homenagem à desembargadora Lisbete Teixeira. Ivana relatou que tomou conhecimento do trabalho da magistrada por meio do juiz Henrique Trindade. A legisladora elogiou o trabalho da homenageada e falou do compromisso da desembargadora na luta pelos direitos das mulheres. “Lisbete Teixeira é mais uma de nós, comprometida com a responsabilidade que deve ser de toda uma sociedade. A responsabilidade de debater permanentemente a garantia de direitos e o combate à violência não só física, sofrida pelas mulheres, mas também a violência moral e discriminatória”.
Para o presidente Nelson Leal, Ivana Bastos foi feliz ao propor a homenagem à magistrada baiana. “É uma alegria para a ALBA prestar esta justíssima homenagem à desembargadora pela extraordinária carreira que possui. É uma técnica extremamente capacitada. Se sinta abraçada pelos 63 deputados, pois todos nós votamos, por unanimidade, para que esta condecoração fosse entregue”, disse Leal, ao se dirigir à magistrada.
Após obter a honraria, Lisbete Teixeira recordou seus 32 anos de carreira no Judiciário da Bahia. Em sua fala ao público presente, a homenageada destacou o fato de receber a comenda na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta feminina por direitos. “Neste contexto, quero aqui citar mulheres baianas que tanto contribuíram com a nossa história para o Dois de Julho: Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. Elas e tantas outras que lutaram se tornaram ícones importantes nos dias de hoje”, narrou a desembargadora, que dedicou a honraria à sua família.
Estiveram presentes à mesa da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade; a procuradora do Estado, Ana Carolina de Carvalho Neves, que representou o governador Rui Costa; a procuradora de Justiça Maria Alice Miranda da Silva, que representou a chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Norma Angélica; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que representou o presidente da Corte, desembargador Jatahy Júnior; a defensora pública Rita de Cássia Moura, que representou o defensor público-geral Rafson Saraiva Ximenes; o juiz do TRE-BA Henrique Trindade, que representou todos os amigos da homenageada; a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Nartir Dantas Weber; o presidente da Academia de Letras da Bahia, Joaci Góes; e o chefe de gabinete Luiz Humberto Freitas, que representou o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Plínio Carneiro Filho.

Comente