Desembargadores do TJBA são homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário

Noticias

Em cerimônia solene no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, condecorou o Desembargador Antônio Maron Agle Filho e a Desembargadora Marielza Brandão Franco com a Medalha do Mérito Judiciário. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (22) e contou com a presença de familiares, amigos e colegas dos homenageados. Além de autoridades civis, militares e representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

“É uma enorme alegria participar, como Presidente, da entrega desta Medalha a dois Magistrados de elevados exemplos de trajetória na Magistratura, bem como de honrosos serviços prestados ao Poder Judiciário. Parabéns!”, disse a Chefe do Judiciário baiano fitando os homenageados e apresentando um breve currículo de cada um.

Os agraciados foram conduzidos ao Salão Nobre pelos Desembargadores Pilar Célia Tobio de Claro, Nilson Soares Castelo Branco, Lidivaldo Reaiche, Maria de Lourdes Pinho Medauar, Maria do Socorro Santa Rosa Habib e Antônio Adonias.

Acesse a galeria de fotos do evento.

O Magistrado Antônio Maron Agle Filho recebeu a Medalha da filha Camila Agle e o diploma das mãos do irmão Hamilton Agle. “Muito bom chegar aqui. São trinta e cinco anos carreira. É uma sensação única”, disse o recém-condecorado.

De forma similar, a Desembargadora Marielza Brandão Franco falou, com emoção, sobre o acontecimento solene. “Para mim, é um prazer e uma honra muito grande participar deste momento tão especial”. Para receber a Medalha e o diploma, a Magistrada escolheu a Desembargadora Lícia Fragoso Modesto, representando o Desembargador Gilberto Caribé (que não pôde estar presente); o Juiz Joséfison Oliveira, representando os Magistrados do 1º Grau; a Advogada Esmeralda Oliveira, representando os amigos, a classe dos advogados e demais instituições do sistema de justiça. Os pais, cônjuges, filhos, nora e genro dos homenageados foram, também, chamados à rotunda.

Criada por meio da Resolução nº 2 do ano de 1983, a honraria tem a finalidade de galardoar personalidades nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e serviços prestados à Justiça do Estado ou do país.

O Magistrado Antônio Maron Agle Filho foi promovido ao cargo de Desembargador pelo critério de antiguidade, em dezembro de 2023. A Magistrada Marielza Brandão Franco tomou posse como Desembargadora em janeiro deste ano.

Compuseram a Mesa de Honra da Solenidade, além da Presidente do TJBA; o Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e a Secretária Judiciária do TJBA, Dilcema Araújo Almeida.

Fonte: TJBA

Comente